14 Princípios essenciais para das organizações do futuro.

única constante no mundo de hoje é a morte, os impostos… e a mudança.

No momento em que você se forma em uma universidade de quatro anos, a maior parte do que você aprendeu é obsoleto. Então, como podemos ter uma chance de liderar com eficácia quando passamos décadas no mundo corporativo?

A resposta é focar em princípios de alto nível. Existem 14 princípios para a futura organização, são eles:

1 – Distribuído globalmente com equipes menores

Longe vão os dias de equipes ou organizações monoliticamente estruturadas. Em vez disso, estamos nos movendo em direção a um mundo globalmente distribuído e conectado, alimentado e alimentado por tecnologia. Isso só se acelerou como resultado da pandemia, que levou muitos de nós a trabalhar em um ambiente virtual ou híbrido.

Em um mundo em rápida mudança, são as equipes menores conectadas umas às outras que podem prosperar. O talento não está mais baseado principalmente perto da sede de uma empresa, pode estar na porta ao lado ou a milhares de quilômetros de distância.

2 – Força de trabalho conectada

Embora seja ótimo ter uma equipe global em todo o mundo, não é possível trabalhar com eficiência em qualquer lugar sem poder permanecer conectado. Sua equipe precisa ser capaz de se conectar às informações certas e entre si em qualquer lugar, a qualquer hora e de qualquer dispositivo. O que significa que sua organização precisa ter a tecnologia certa para fazer isso acontecer.

A tecnologia é o sistema nervoso central de qualquer organização. Mais uma vez, a pandemia tem sido um grande impulsionador disso e vimos mais adoção e transformação digital nos últimos 20 meses do que nos últimos 20 anos.

3 – Intraempreendedor

Inúmeros CEOs falam sobre a importância de ter uma mentalidade empreendedora dentro de uma organização. Existem várias características que vêm à mente quando você pensa em um empreendedor. Paixão, motivação, inovação, criatividade, visão de futuro, etc. Você não adoraria ter pessoas dentro de sua organização com essas características?

Você pode promover o espírito Intraempreendedor dentro de sua organização, permitindo que os funcionários testem suas ideias, experimentem, apresentem novos projetos e executem as ideias que têm potencial. Existem várias organizações que permitem que os funcionários sejam intraempreendedores, como LinkedIn, Adobe, Ifood, etc…

4 – Opera como uma pequena empresa

As organizações não podem mais ficar atoladas pela burocracia, não neste mundo acelerado em que vivemos. Não importa quantos funcionários você tenha, você deve operar como uma pequena empresa.

As pequenas empresas são ágeis e adaptáveis. Eles são capazes de tomar decisões rápidas e girar a qualquer momento. Novamente, com a pandemia, acho que as empresas foram forçadas a fazer isso por enquanto. Todos nós tivemos que agir rapidamente no início de 2020. Mas se você deseja ter sucesso no futuro, deve ser capaz de continuar agindo de forma pequena e ágil. Você não vai ganhar se operar na velocidade do lodo.

Seus funcionários têm autonomia para tomar suas próprias decisões ou precisam passar por vários níveis hierárquicos para obter uma resposta? Você tem equipes pequenas o suficiente ou mais de 40 pessoas em reuniões? Você permite que os funcionários trabalhem com ideias ou eles têm que se sentar em reuniões consecutivas o dia todo?

5 – Concentra-se em “querer” em vez de “precisar”

No passado, quando havia um cargo a ser preenchido dentro de uma organização, os líderes publicavam um anúncio de emprego e os candidatos qualificados se candidatavam. Haveria uma entrevista e o candidato tinha que convencer o entrevistador porque seria o mais adequado para o cargo. Sempre se assumiu que o candidato precisava de um emprego e ficava à mercê da organização para contratá-lo. Era sobre o que o candidato poderia trazer para a organização.

Agora, com a globalização e o fato de que os indivíduos podem trabalhar praticamente em qualquer lugar do mundo, bem como o fato de ser muito mais fácil ser um empreendedor e fazer suas próprias coisas agora, não é mais o indivíduo que precisa vender. Os indivíduos têm tantas opções que não precisam se contentar com nada. Cabe à organização provar que é um lugar onde o indivíduo gostaria de trabalhar.

6 – Adapta-se a mudanças mais rapidamente

As organizações não podem mais se dar ao luxo de adotar uma abordagem de “esperar para ver”. Eles não podem sentar e seguir o caminho do que os outros estão fazendo. Para ter sucesso, as organizações precisam olhar para frente, agir rapidamente e se mover mais rapidamente. As coisas nunca serão tão lentas como estão agora. Isso vale para tecnologia, tendências no local de trabalho e para reagir a eventos atuais.

7 – Inovação em todos os lugares

Sua organização permite que qualquer pessoa apresente uma nova ideia? Ou todas as suas inovações vêm de um determinado departamento ou nível hierárquico? Para ter sucesso neste mundo de trabalho em rápida mudança, a inovação deve vir de qualquer lugar dentro de sua organização.

E ideias e inovação são duas coisas diferentes. Ideias acontecem o tempo todo. Todos nós temos centenas de ideias todas as semanas. Mas é o processo de pegar uma ideia e realmente transformá-la em algo que leva à inovação.

Se um funcionário tiver uma sugestão, feedback ou uma ideia, ele tem potencial para fazer algo com isso?

8 – Funciona na nuvem

As tecnologias no local têm uma vida útil e seus dias certamente estão contados. Se sua organização está operando exclusivamente com servidores e tecnologias locais, não demorará muito para que você fique para trás da concorrência. O futuro é a tecnologia baseada em nuvem. Ele permite que as organizações aumentem ou diminuam muito rapidamente.

9 – Mais mulheres em cargos de gestão sênior

Este é um grande problema. Menos de 10% dos CEOs da Fortune 500 são mulheres. Precisamos de muito mais diversidade em nossas funções de liderança. Sem diversidade de pensamento na liderança, as empresas estão perdendo um enorme conjunto de talentos que traz consigo um novo conjunto de habilidades, mentalidades e perspectivas.

Como você pode atender adequadamente seus clientes e criar produtos e serviços se todos em sua equipe de liderança são exatamente iguais, sem nenhuma diversidade? Definitivamente, precisamos de mais mulheres líderes.

10 – Estrutura mais plana

A estrutura hierárquica estereotipada que vimos na maioria de nossas organizações é a pirâmide com o CEO no topo e várias camadas entre eles e os funcionários da linha de frente. Podemos concordar que, embora alguma estrutura dentro das organizações seja boa, precisamos ter um sistema mais equilibrado.

Informações, comunicação e ideias não devem vir todas de cima para baixo. Ele deve se mover de um lado para o outro, de baixo para cima e de cima para baixo. Não precisa ser plano, mas precisa ser mais plano. Precisamos de menos camadas entre os trabalhadores da linha de frente e o CEO.

Esse princípio ajuda na agilidade e agilidade, além de criar propósito e significado para os funcionários. Quando a organização é mais plana e a comunicação flui livremente, os funcionários têm uma noção melhor do que está acontecendo dentro da organização e por quê.

11- Contar histórias

Gostamos de contar histórias para nossos clientes por meio de nossos sites, mídias sociais, anúncios de TV etc. Então, por que não reservamos um tempo para criar histórias para nossos funcionários? As histórias nos ajudam a nos conectar emocionalmente com uma ideia ou uma marca. Eles pintam um quadro e dão vida a valores e propósitos.

Os funcionários querem trabalhar para uma organização na qual acreditam. Eles querem encontrar valor e propósito no trabalho que faz todos os dias e que melhor maneira de explicar a missão da organização do que por meio de histórias. Quando eles sabem para o que estão trabalhando, os funcionários têm mais chances de ir além. Todos nós queremos saber que o que fazemos todos os dias impacta nossa comunidade e nosso mundo. Reserve um tempo para contar a história da sua empresa para cada funcionário.

12 – Democratiza o aprendizado

Assim como o aprendizado em nossas escolas está ultrapassado, o aprendizado dentro de nossas organizações está ultrapassado. É muito estruturado e formal. Se você se inscrever para uma oportunidade de aprendizado no trabalho, provavelmente assistirá a um vídeo dos anos 80 ou assistirá a uma palestra roteirizada com alguém passando por um PowerPoint.

O aprendizado deve refletir o ano em que vivemos. A aprendizagem tem que ser democratizada. Deve ser colocado nas mãos de cada funcionário, porque cada funcionário tem algo a ensinar e cada funcionário tem algo a aprender.

13 – Mudanças de lucros para prosperidade

Lucro é o ganho financeiro que uma organização recebe e é a principal medida de sucesso dentro da maioria das organizações. Mas a prosperidade envolve muito mais do que dinheiro. Ele analisa a saúde e o bem-estar dos funcionários, o envolvimento da comunidade, a diversidade e a inclusão, a sustentabilidade etc.

O propósito de um negócio não pode mais ser apenas ganhar dinheiro, mas sim impactar todas as partes interessadas. Não acionistas, stakeholders. Nossas comunidades, parceiros, fornecedores, clientes e funcionários, todos têm interesse no sucesso do negócio.

Temos que nos afastar apenas dos dólares e centavos e nos concentrar no maior impacto que nossas organizações causam no mundo ao nosso redor.

14 – Adapta-se ao futuro funcionário e ao futuro gerente

As organizações que desejam ter sucesso no futuro do trabalho devem ser capazes de se adaptar ao futuro funcionário e ao futuro líder. A liderança está mudando muito, para mais informações sobre como ela está mudando, você pode conferir meu novo livro, The Future Leader. Mas as organizações precisam saber como será o futuro da liderança e garantir que estão promovendo as pessoas certas para esses cargos. As organizações também precisam ficar por dentro do que os funcionários desejam e precisam. Não podemos simplesmente continuar e presumir que podemos ter sucesso enquanto continuamos com as velhas formas de trabalhar.

No momento, estamos vendo um momento incrível e uma evolução empolgante sobre como trabalhamos, como lideramos e até como estruturamos nossas empresas. Não fique preso à velha maneira de fazer as coisas. Devemos continuar a nos adaptar, aprender, explorar e crescer se quisermos evitar ficar para trás.

Se você leu até aqui e gostou desse assunto, assina nosso newsletter e conecte-se com a W2S em todos os nossos canais de comunicação para não perder nenhum assunto sobre inovação, tecnologia, química, tintas, revestimentos e gestão sustentáveis. Até a próxima quinzena!

W2S, transformando as suas ideias em resultados!

Parte desse texto foi publicado por Jacob Morgan em 16 de março de 2023 – Autor best-seller 4 vezes, futurista e palestrante principal sobre liderança, experiência do funcionário e o futuro do trabalho.

Link: https://www.linkedin.com/pulse/future-organization-embracing-change-empowering-talent-jacob-morgan?utm_source=share&utm_medium=member_android&utm_campaign=share_via

Tags :
Newsletter