Nanotecnologia Antimicrobiana: A revolução na indústria de tintas e vernizes em conformidade com as novas regras da Anvisa.

Postagens Recentes

Alguma Pergunta?

Fale conosco em um de nossos canais ;)

Resolução da Anvisa para o uso de tintas e vernizes de uso imobiliário com ação saneante de 06/03/2024

A Resolução da Diretoria Colegiada RDC Nº 847 DE 06/03/2024 determina os requisitos técnicos para regularização junto a ANVISA de tintas e vernizes de uso imobiliário com ação saneante.

Artigo 30. No caso de produtos que contenham, na sua formulação, nanomaterial ou alegação de seus efeitos na rotulagem, a autoridade sanitária pode solicitar informações e ensaios adicionais;

Artigo 36, parágrafo 3º O nome do(s) nanomaterial(is) indicado no inciso VI do caput deste artigo deve ser acompanhado do termo “nano” entre parênteses.

Nanopartículas com Ação antimicrobiana

A nanotecnologia é uma ciência multidisciplinar que pesquisa e desenvolve soluções tecnológicas em escala manométrica (nm), lidando com estruturas entre 1 a 100nm.  (BEER et al.,2012; SUDARENKOV, 2013). A nanotecnologia, nas últimas décadas, tem sido utilizada para o desenvolvimento de materiais a partir de agregados de átomos, produzindo estruturas mais estáveis e melhores O efeito biocida da prata e do cobre na forma de nanopartículas são potencializados por apresentarem pequeno tamanho de partícula e grande área superficial, proporcionando, dessa forma, maior interação e fácil penetração na membrana celular, levando a distribuição dos micro-organismos (FRNCI et al, 2015). O tamanho médio de uma nanopartículas é de 15 nm. As nanopartículas de prata são empregadas em diversos setores, como na medicina, para o tratamento em superfícies de dispositivos médicos como, por exemplo, cateteres, próteses, marca-passo, entre outros, prevenindo o crescimento bacteriano e consequente formação de biofilmes, desse modo, diminuindo a taxa de infecções hospitalares e o desenvolvimento de bactérias resistentes aos antibióticos. Na indústria têxtil nanopartículas de prata, entre outras aplicações, são impregnadas em tecidos para a fabricação de lençóis e roupas para utilização em hospitais (LUOMA,2008;), também são usadas como antimicrobianos em embalagens para alimentos, cosméticos e filtros de água e de ar condicionado (Gajbhiye & Sakharwade, 2016). Em tintas e vernizes com ação saneante e antimicrobiana, que age sobre micro-organismos patogênicos inibindo o crescimento ou causando sua inativação as nanopartículas de prata, cobre e zinco são geralmente, utilizados nesse tipo de tintas.                                                                                                                                                

O Relatório da RESEARCH AND MARKETS publicado em outubro de 2022 prevê que o mercado global de nanopartículas prata terá um crescimento anual de 10,8% no período entre 2022 a 2027, no mercado global de revestimentos antimicrobiano para aplicação na área médica e de saúde.  Nos EUA e Reino Unido, durante os últimos anos esse mercado está sendo impulsionado pelo uso crescente desses revestimentos antimicrobianos para o tratamento em superfícies de dispositivos médicos, a fim de evitar a propagação de infecções hospitalares. O mercado de tintas e revestimentos antimicrobianos compreende a grandes fabricantes como AkzoNobel (Holanda), Sherwin Willians (EUA), PPG (EUA), Nippon Holding (Japão) e Sistemas de Revestimento Axata (EUA) foram os principais investidores no mercado de revestimento antimicrobiano. Expansões, aquisições, join ventures e desenvolvimento de novos produtos fortalecendo suas posições no mercado de revestimentos antimicrobianos.

Vias de obtenção de nanopartículas

Síntese Verde

As nanopartículas podem ser obtidas por métodos físico e químicos que envolvem o uso de solventes e produtos químicos tóxicos, além de consumir grande quantidade de energia. Por outro lado, a obtenção de nanopartículas via síntese verde resulta na produção de nanopartículas com menor toxicidade, menos nociva ao meio ambiente, de fácil caracterização e baixo custo (KUMAR et al., 2021; MOLINA et al., 2019). Na síntese verde são utilizadas as seguintes fontes biológicas: plantas (raízes, folhas e sementes) e micro-organismos, como bactérias, vírus, fungos, algas marinhas, leveduras e materiais residuais (KOMBAIAH et al., 2018). Dentre as opções de síntese de o uso de extrato, que são capazes de produzir nanopartículas de tamanho e morfologia bem definidos (ZHANG et al., 2016) é o procedimento mais simples e de fácil sintetização, quando comparado ao uso de bactérias e fungos.

Síntese Química

Nanopartículas de Prata (NPs Ag)

As nanopartículas de prata com ação antimicrobiana podem ser sintetizadas por várias rotas químicas. A principal delas é a partir do borohidreto de sódio e nitrato de prata, a partir do PVP (polivinilpirrolidona) e glicosel (EL BADAWY et al.,2010; JIANG et al., 2009)

Nonopartículas de óxido de zinco (NPs ZnO)

As nanopartículas de óxido de zinco como agente antimicrobiano são de  baixa toxicidade ao usuário e baixo custo  em comparação a NPs Ag, por essa razão, é uma alternativa viável como aditivo biocida (KISHEN et al, 2007). Com base em trabalhos na literatura os principais métodos de obtenção dessas nanopartículas são: precipitação sol-gel (utiliza um sistema de três componentes, um precursor, um solvente e um catalisador, podendo ser ácido ou básico) (MACETI, 2003), processo de co -precipitação (processo de precipitação que ocorre em sistemas complexos, onde várias espécies devem ser precipitadas simultaneamente) (CUSHING et al., 2004). Processamento hidrotérmico e solvotérmico e processamento solvoquímico (solventes utilizados no processo são levados a temperaturas acima de seus pontos de 55 ebulição, resultando em um aumento da pressão originado pelo aquecimento)

Nanopartículas CuO NPs

As nanopartículas de óxido de cobre também podem ser obtidas por método de precipitação utilizados o nitrato de cobre como precursor e o hidróxido de sódio como agente mineralizador.

Se você se interessou pelo tema das nanopartículas com ação antimicrobiana, não perca nenhuma novidade assinando nossa newsletter e conectando-se com a W2S em todos os nossos canais de comunicação. Fique por dentro de todas as atualizações e avanços sobre esse assunto e outros relacionados à inovação, governança, tecnologia e ESG. Até a próxima!

W2S, transformando suas ideias em resultados!

Tags :
Newsletter