Planejamento Estratégico
O que é planejamento estratégico?
O planejamento estratégico é o processo pelo qual empresas, funções e unidades de negócios identificam o roteiro de iniciativas e portfólio de investimentos que serão necessários no médio prazo para atingir os objetivos estratégicos de longo prazo.
Quais etapas estão envolvidas no processo de planejamento estratégico?
Para construir um plano estratégico de sucesso com um processo consistente e sequencial, os líderes funcionais devem:
- Garantir o uso consistente de termos para minimizar a confusão no planejamento estratégico e definir uma linha de base para a colaboração.
- Construir uma base sólida para um planejamento mais detalhado, definindo ou testando as declarações de missão, visão e objetivo primeiro.
- Simplificar a contribuição das partes interessadas, limitando a definição de missão, visão e metas à liderança sênior e deixar o objetivo, o plano de ação, a medição e o desenvolvimento de métricas para gerentes com experiência em execução.
Quais são os elementos chave do planejamento estratégico?
● Missão e visão: A missão da organização articula suas razões de ser, e a visão estabelece onde a organização espera estar. O plano estratégico, que liga os dois, deve ser adaptável o suficiente para responder se o contexto mudar durante a execução;
● Suposições estratégicas: Para construir um plano estratégico bem-sucedido, a liderança deve buscar tendências e disrupções e avaliar seu impacto potencial nas metas da empresa;
● Elaboração de plano estratégico: Um projeto de planejamento estratégico rigoroso traduz efetivamente a estratégia em planos que podem e serão executados. Planos ruins levam a má execução;
Quais são os principais termos do planejamento estratégico?
● Missão: propósito da organização;
● Visão: estado futuro desejado;
● Objetivo: como atingir metas;
● Plano de ação: o que é necessário para atingir os objetivos;
● Medidas e métricas: para acompanhar o progresso em direção às metas;
Como projetar um sistema de planejamento estratégico?
Os “sistemas” de planejamento estratégico referem-se às ferramentas usadas para documentar os planos estratégicos. O Gartner exorta as organizações a não se concentrarem na estratégia em termos do documento que estão criando, mas sim em transformar a estratégia em um plano de ação facilmente comunicado.
O que é um plano de ação estratégico?
O plano de ação estratégico é um documento formal que serve como fonte primária de informação sobre como os objetivos serão executados, monitorados, controlados e fechados. Muitas organizações também implantam um “plano de ação” associado, mas separado, para alcançar o modelo operacional.
O que são medidas e métricas estratégicas?
As medidas são resultados observáveis que permitem que as organizações avaliem a eficácia de seus planos de ação, enquanto as métricas quantificam essas mudanças observadas, para permitir que uma organização quantifique concretamente seu progresso e permaneça alinhada às medidas escolhidas.
4 coisas críticas a saber sobre planejamento estratégico
Especialmente em tempos de disrupção, é fundamental entender o que é e o que faz o planejamento estratégico, quais suposições você precisa e como aproveitar o valor da estratégia adaptativa e do planejamento de cenários.
Quais são os quatro tipos de planejamento estratégico e os três níveis de planejamento estratégico?
O planejamento estratégico começa com a definição da estratégia no nível da empresa, mas essa estratégia deve ser transformada em ação. Os três níveis de planejamento estratégico normalmente se referem ao corporativo vs. unidade de negócios e funcional. Os quatro tipos de planos são tipicamente estratégicos, operacionais, táticos e de contingência.
Estratégia e planos estratégicos: como eles são diferentes e por que são importantes
A estratégia cria um entendimento comum do que uma organização deseja alcançar e o que ela precisa fazer para atingir seus objetivos. Os planos estratégicos preenchem a lacuna da direção geral para projetos específicos e ações do dia-a-dia que, em última análise, executam a estratégia. A tarefa nº 1 é saber a diferença entre estratégia e planos estratégicos – e por que isso é importante.
● A estratégia define a direção de longo prazo da empresa, articulando o que a fará competir e ter sucesso em seus mercados escolhidos ou, para o setor público, o que a agência fará para cumprir sua missão.
● O planejamento estratégico define como a empresa alcançará suas ambições estratégicas no médio prazo. Muitas vezes, os planos estratégicos são criados e depois esquecidos até o início do próximo ciclo de planejamento, entretanto, se bem feito, tem o poder de transformar uma estratégia empresarial em um roteiro claro de iniciativas, ações e investimentos necessários para executar a estratégia e atingir as metas de negócios.
● Os planos estratégicos funcionais documentam as escolhas e ações necessárias para que a função passe do estado atual, para o estado final desejado e contribua efetivamente para o modelo de negócios e os objetivos da empresa.
● Os planos estratégicos da unidade de negócios definem e finalizam as metas, objetivos e iniciativas da unidade de negócios, ao mesmo tempo em que reconhecem as prioridades da empresa e as tendências externas.
● Os planos operacionais tratam da execução de curto prazo de projetos e mudanças específicas, bem como de quaisquer tarefas operacionais não contidas no plano estratégico.
Se você for responsável pela estratégia funcional, como TI, crie estruturas estratégicas focadas apenas no que é material – suposições críticas, métricas relevantes e as principais iniciativas que sua função precisa para contribuir efetivamente para as metas organizacionais, mesmo quando essas metas mudam.
Por hoje, ficamos por aqui, mas em nossa próxima newsletter abordaremos demais aspectos do planejamento estratégico, bem como algumas de suas ferramentas, como o planejamento de cenários. Mantenha-se conectado e nos siga em nossas redes sociais para mais informações.