Trio ganha Nobel de Química pela descoberta de pontos quânticos usados em telas de LED

Postagens Recentes

Alguma Pergunta?

Fale conosco em um de nossos canais ;)

Os cientistas Moungi Bawendi, Louis Brus e Alexei Ekimov ganharam, nesta quarta-feira (4), o Prêmio Nobel de Química de 2023 pela “descoberta e síntese de pontos quânticos”.

Nanopartículas e pontos quânticos são usados ​​em luzes LED e telas de TV e também podem ser usados ​​para orientar cirurgiões durante a remoção de tecido cancerígeno.

O prêmio com mais de um século é concedido pela Real Academia Sueca de Ciências e vale 11 milhões de coroas suecas (cerca R$ 5 milhões).

Esfera gigante com maior telão de LED do mundo é inaugurada em Las Vegas com show do U2

Imagem química revela os segredos ocultos em pinturas egípcias

Nobel de Física vai para trio que usa luz para estudar a dinâmica de elétrons nos átomos

“Os pesquisadores utilizaram principalmente pontos quânticos para criar luz colorida. Eles acreditam que, no futuro, os pontos quânticos poderão contribuir para a eletrônica flexível, sensores minúsculos, células solares mais finas e talvez para a comunicação quântica criptografada”, afirmou o Prêmio Nobel em publicação feita no X, anteriormente conhecido como Twitter.

Quem são os ganhadores?

BREAKING NEWS
The Royal Swedish Academy of Sciences has decided to award the 2023 #NobelPrize in Chemistry to Moungi G. Bawendi, Louis E. Brus and Alexei I. Ekimov “for the discovery and synthesis of quantum dots.” pic.twitter.com/qJCXc72Dj8

— The Nobel Prize (@NobelPrize) October 4, 2023

Bawendi é professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Brus é professor emérito da Universidade de Columbia e Ekimov trabalha para Nanocrystals Technology Inc.

Brus foi contratado pela AT&T Bell Labs em 1972, onde passou 23 anos, dedicando grande parte do tempo ao estudo de nanocristais.

Bawendi nasceu em Paris e cresceu na França, na Tunísia e nos EUA. Bawendi fez sua pesquisa de pós-doutorado com Brus, depois ingressou no MIT em 1990 e tornou-se professor em 1996.

Ekimov nasceu na União Soviética e trabalhou para o Vavilov State Optical Institute antes de se mudar para os Estados Unidos. Em 1999, Ekimov foi nomeado cientista-chefe da Nanocrystals Technology Inc.

Terceiro da safra de prêmios deste ano, o Nobel de Química segue os de medicina e física anunciados no início desta semana.

Estabelecidos no testamento do inventor e químico sueco da dinamite Alfred Nobel, os prêmios por conquistas na ciência, literatura e paz são concedidos desde 1901 com algumas interrupções, principalmente devido às guerras mundiais.

O prêmio de economia é uma adição posterior financiada pelo banco central sueco.

Os laureados da química incluem muitos grandes nomes da ciência, incluindo o pioneiro da radioatividade Ernest Rutherford e Marie Curie, que também ganhou o prêmio de física.

O prêmio de química do ano passado foi para os cientistas Carolyn Bertozzi, Morten Meldal e Barry Sharpless pelo trabalho pioneiro em “química de cliques”, descobrindo reações que permitem que moléculas se encaixem para criar novos compostos.

Veja também: Cientistas recebem Nobel de Medicina por pesquisa que levou à vacina contra Covid

Com informações da Reuters

Este conteúdo foi originalmente publicado em Trio ganha Nobel de Química pela descoberta de pontos quânticos usados em telas de LED no site CNN Brasil.

Tags :
Notícias